Especialista em Capacitação
Descrição
1. O Governo de Moçambique, representado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações recebeu um financiamento do Banco Mundial para desenvolver o Projecto de Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Maputo, e pretende aplicar parte desse financiamento na contratação de um Especialista em Capacitação.
2. De entre várias tarefas, o consultor terá como responsabilidade apoiar o MTC na promoção e desenvolvimento de programas de formação e certificação dos colaboradores do sector dos transportes com vista à elevação da qualidade e segurança proporcionadas aos utentes destes serviços, assegurar a continuidade dos programas de formação do sector, promover e implementar programas de profissionalização, efectuar análises de mobilidade urbana para a Área Metropolitana de Maputo com vista ao melhoramento da programação de rotas e serviços operacionais de transportes públicos urbanos, realizar análises das lacunas de conhecimentos no pessoal dos sectores dos transportes urbanos, públicos e privados, e concepção e implementação de novos programas de formação, formação prática e certificação.
3. Assim, o Ministério de Transportes e Comunicações convida consultores individuais elegíveis e interessados a apresentarem manifestação de interesse para o provimento dos serviços acima mencionados.
Requisitos
4. Requisitos para a Posição:
Os consultores interessados devem possuir as seguintes qualificações:
- Ensino superior em Ciências Sociais, Economia, Geografia, Sistemas de Informação e de Gestão do Conhecimento, ou certificações equivalentes em matérias de gestão do conhecimento, na área da mobilidade e dos transportes públicos;
- Mínimo de 10 (dez) anos de experiência, na área da Mobilidade Urbana e/ou em áreas profissionais relevantes (investigação social, desenvolvimento de quadros lógicos de monitorização e análise, recolha de dados e análise de indicadores de sucesso, e processamento de dados espaciais para fins estatísticos, análises educacionais e antropológicas, de entre outras;
- Experiência em projectos financiados por parceiros de desenvolvimento será uma vantagem;
- Conhecimento dos conceitos, princípios e práticas que regem os processos de investigação associados à mobilidade urbana, incluindo a integração dos diferentes operadores modais numa visão de MaaS (mobility as a service);
- Experiência demonstrada no desenvolvimento de quadros de resultados e planos de formação, com foco em parcerias com organizações nacionais e internacionais que atuam na área de desenvolvimento da mobilidade urbana;
- A fluência em português e inglês é obrigatória.
5. Atenção especial aos consultores interessados para a Secção III, Parágrafos, 3.14, 3.16, e 3.17 do “Regulamento de Aquisições para Mutuários do IPF” do Banco Mundial, de Novembro de 2020, (Regulações de Aquisições), estabelecendo as políticas do Banco Mundial sobre conflito de interesse.
6. O consultor será selescionado com base no método de Selecção de Consultores Individuais, estabelecido no Regulamento de Aquisições do Banco Mundial.
7. Os interessados poderão obter mais informações, adquirir os termos de referência por meio físico e electrónico, no endereço abaixo, durante horário normal de expediente (7.30 às 15.30 horas).
Como candidatar-se
8. As manifestações de interesse, deverão ser submetidas no endereço abaixo, até ao dia 24 de Julho de 2023
Ministério dos Transportes e Comunicações
Projecto de Mobilidade Urbana na Área Metropolitana de Maputo
Avenida Mártires de Inhaminga, n.º 336, 3.º Andar
Email:aquisicoes.movemtc@gmail.com
Maputo – Moçambique