Instituto Nacional da Acção Social, IP
Descrição
Projecto: Projecto de Protecção Social e Resiliência Económica (SPERP)
Consultor Individual: ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO
Fonte de Financiamento: Grant n.º D939-MZ & TF0B7218-MZ
Referência: MZ-INAS-361470-CS-INDV
1. O Governo de Moçambique (GdM), representado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), através do Instituto Nacional de Acção Social (INAS, IP) recebeu um donativo da Associação Internacional para o Desenvolvimento (IDA) do Banco Mundial (BM) e do Fundo Fiduciário de Multi-Doadores (MDTF), para suportar a implementação do Projecto de Protecção Social e Resiliência Económica (SPERP).
2. O principal objectivo da posição de Especialista em Comunicação é de apoiar o INAS, IP, na operacionalização da estratégia de comunicação do sector no que se refere aos programas de segurança social básica, em particular na divulgação das suas intervenções e na melhoria dos mecanismos de comunicação interna e externa.
3. Neste sentido, o Instituto Nacional de Accão Social, IP, convida aos Consultores Individuais elegíveis a manifestarem o seu interesse para esta posição. O escopo do trabalho incluirá mas não se limitara as seguintes actividades principais:
- Preparação da estratégia de comunicação deve ser realizada sob a orientação da Direcção do INAS, IP em estreita colaboração e auscultação com os funcionários envolvidos na implementação dos programas, ao nível central e das delegações e estes deverão desempenhar um papel fundamental na fase subsequente de implementação da estratégia;
- O especialista deve realizar sessões de brainstorming, a vários níveis, bem como mesas redondas direccionadas (focus group meetings) com parceiros do sector, para aferir alguns dos pressupostos que constituem a base para as ideias mencionadas acima por forma a apoiar na formulação da estratégia;
- A estratégia de comunicação e divulgação dos programas deverá ser preparada no sentido de dar lugar a um plano de acção realista e exequível o qual deverá identificar pelo menos duas dimensões: comunicação interna e externa.
4. Chama-se atenção dos consultores interessados para a secção III, parágrafo 3.1.4, 3.1.6 e 3.1.7 do Regulamento de Licitação do Banco Mundial ( Procurement Regulations of IPF Borrowers de Novembro de 2020) – Procurement Regulations que estabelece a política do Banco Mundial concernente a conflitos de interesse. O consultor será seleccionado de acordo com o método de contratação será Consultor Individual (IC) definido nos documentos de licitação.
O candidato para o cargo em Especialista em Comunicação deve ter os seguintes requisitos principais:
- Licenciatura em Comunicação para o Desenvolvimento, Relações Públicas ou áreas afins.
- Experiência mínima de 10 anos em comunicação para o desenvolvimento, ou relações públicas, com um aumento progressivo das responsabilidades desenvolvidas. Experiência na área de produção de guiões para disseminação e divulgação de programas de assistência social em comunidades rurais;
- Experiência na preparação e implementação de mecanismos de gestão de reclamações em programas sociais;
- Experiência na área de plataforma web desenvolvimento/gestão é desejável;
- Experiência na preparação estratégias de comunicação para o desenvolvimento em organizações do sector público. Experiência no uso de tecnologias de informação e comunicação (Word, PowerPoint, Excel, uso da internet etc.).
- Habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal;
- Capacidade de trabalhar em equipa;
- Capacidade de trabalhar sob pressão e fora das horas normais de expediente.
As manifestação de interesse em Língua Portuguesa devem ser entregues, acompanhado de CV e Certificado de habilitações literárias, no endereço abaixo, até às 15.00 horas do dia 8 de Março de 2024, colocados em um envelope selado, com a designação: Manifestação de Interesse - Especialista em Comunicação. Informação adicional e a descrição mais detalhada dos serviços podem ser encontrados nos Termos de Referência a serem obtidos através do email abaixo indicado, durante o horário normal de expediente.
Instituto Nacional de Acção Social – INAS
Email: inasaquisicoes@gmail.com
Att. Repartição de Aquisições
Av. de Angola, n.º 2146, Telefone (+258) 82 31 90 240
Maputo - Moçambique